INSS: veja como pedir a antecipação de um salário mínimo

Valor é destinado a todos aqueles que estão na fila para receber o auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social

atualizado 07/04/2020 12:15

Fachada previdência socialDivulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta terça-feira (07/04) as regras para a antecipação de um salário mínimo mensal para trabalhadores que estão na fila do auxílio-doença.

A opção foi autorizada pela Lei nº 13.982, do último dia 2 de abril. Os detalhes, contudo, foram publicados apenas nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU). Confira a íntegra da portaria aqui.

A antecipação do salário mínimo mensal será feita durante o período de três meses ou até a realização de uma perícia pelo INSS, o que ocorrer primeiro.

Enquanto perdurar o regime de plantão reduzido de atendimento nas agências, os requerimentos de auxílio-doença poderão ser instruídos com atestado médico.

O documento deve ser anexado ao requerimento por meio do site ou aplicativo Meu INSS. A portaria destacou serem necessárias as seguintes exigências:

  • Estar legível e sem rasuras;
  • Conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe;
  • Conter as informações sobre a doença ou CID;
  • Conter o prazo estimado de repouso necessário.

A antecipação de um salário mínimo mensal “será devida a partir da data de início do benefício e terá duração máxima de três meses”, segundo a portaria.

Após o período, é possível pedir a prorrogação do prazo ao INSS. Neste caso, porém, é preciso apresentar um novo atestado médico.

Últimas notícias