172.16.1.217 ip-172-16-1-217 hom.metropoles.com Lupa: Jean Wyllys não foi convidado para ser Ministro de Haddad – Metrópoles

Lupa: Jean Wyllys não foi convidado para ser Ministro de Haddad

Conteúdo já havia sido compartilhado 126 mil vezes no Facebook até às 15h desta segunda-feira (24/9)

atualizado 19/02/2019 16:00

Circula nas redes sociais a informação de que Jean Wyllys, deputado federal pelo PSol do Rio de Janeiro, teria aceitado o convite para assumir o Ministério da Educação em um eventual governo de Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência da República. O conteúdo já havia sido compartilhado 126 mil vezes no Facebook até às 15h desta segunda-feira (24/9).

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Em nota, a assessoria de Jean Wyllys negou que tenha havido qualquer convite ou sondagem desta natureza até a tarde da segunda-feira (24/9). A assessoria ressaltou ainda que a “notícia” analisada pela Lupa tem aparecido de forma recorrente na internet desde as eleições de 2014.

Naquele ano, foi dito que Jean Wyllys seria “ministro da Juventude” da também petista Dilma Rousseff. Em 2016, o deputado foi falsamente nomeado secretário de educação de Haddad, na Prefeitura de São Paulo. “É a mesma mentira em cada eleição”, reforça a nota.

A assessoria de Fernando Haddad foi procurada pela reportagem e afirmou que a “última preocupação” do candidato agora é a formação de ministérios. “Estamos preocupados em ganhar eleição e, para isso, temos que ampliar nosso espectro político, mas sem qualquer vínculo de negociação de cargos futuros”.

O jornal Folha de São Paulo também fez verificação semelhante e ressaltou que o repórter, Bernardo Caram, que aparece como autor do falso texto do G1 trabalha para Folha desde março, quando deixou o portal da Globo. Não poderia, portanto, ser autor de notícia recente para essa empresa.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Reportagem: Clara Becker. Edição: Cristina Tardáguila e Chico Marés