Bolsonaro está com minuta de MP que cria Ministério da Segurança, diz site

O texto foi criado pela chamada bancada da bala e entregue ao presidente na última segunda-feira (08/06)

atualizado 10/06/2020 15:38

A minuta de uma Medida Provisória (MP) para a recriação do Ministério da Segurança Pública já está na mesa do presidente Jair Bolsonaro desde a última segunda-feira (08/06). Segundo informações do site O Antagonista, a Polícia Federal seguirá na pasta.

De acordo com o documento adquirido pelo portal, além da PF, a pasta da Segurança Pública ficará pelas polícias Rodoviária Federal (PRF) e Penal Federal, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e pela coordenação de agentes militares e civis vinculados aos estados.

“Promoção da integração e da cooperação entre os órgãos federais, estaduais, distritais e municipais e articulação com os órgãos e as entidades de coordenação e supervisão das atividades de segurança pública”, diz a MP sobre o ministério.

A separação com a pasta da Justiça já havia sido ventilada no governo de Bolsonaro anteriormente. Porém, em viagem à Índia, ele disse que era “chance zero” de concretizar a mudança. “O Brasil está indo muito bem. Os números indicam que a segurança pública está indo no caminho certo. A minha máxima é: em time que está ganhando, não se mexe”, sinalizou, na época.

Com a saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, voltou a estudar a medida. O ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) é um dos nomes cotados para assumir a chefia da Justiça.

0

Últimas notícias