Carros em uma velocidade e precisão que você ainda não viu.

Quarentena: 91% dos brasilienses diminuíram uso do carro

Dados da Wings revelam ainda que, no país, 40% dos veículos passaram a fazer apenas dois deslocamentos diários na última semana de março

atualizado 14/04/2020 12:35

Foto: Agência Brasília/Divulgação

A pandemia do novo coronavírus reduziu drasticamente o uso de veículos no Brasil. De acordo com dados do VAI (Vehicle Artificial Intelligence), sistema de conectividade automotiva da Wings, 84% dos usuários da tecnologia reduziram seus hábitos de uso semanal do carro durante o mês de março.

Os dados, que contemplam uma amostragem de 1.435 veículos conectados, demonstram a resposta dos motoristas às medidas de quarentena dos governos estaduais e municipais. Na última semana do mês de março, entre os dias 25 e 31, o tempo médio do brasileiro ao volante foi 58% menor, por exemplo, do que o registrado de 3 a 10 de março, antes das medidas de isolamento social. 

No total, a média de minutos gastos no carro por dia caiu de 125 para 52.

Nos resultados por unidade federativa, o DF foi o que mais reduziu os hábitos de condução com a pandemia: 91% da frota analisada diminuiu o uso do carro no período, seguido pela Bahia (90%) e pelo Rio de Janeiro (87%).

 Porcentagem da frota que reduziu o uso do veículo (por estado)

Localidade

Percentual de mudança

DF

91%

Bahia

90%

Rio de Janeiro

87%

Pernambuco

85%

Minas Gerais

83%

Espírito Santo

82%

São Paulo

80%

Número de viagens
O número máximo de deslocamentos realizados pelos brasileiros também caiu na última semana de março. Segundo a Wings, aproximadamente 40% dos carros analisados fizeram um máximo de duas viagens diárias com os veículos. 

Para se ter uma ideia, no Rio de Janeiro, por exemplo, apenas 15% da frota realizavam no máximo dois deslocamentos por dia na primeira semana do mês, enquanto no último período de março, 52% dos carros passaram a fazer apenas duas viagens.

Já na Bahia e em São Paulo a porcentagem de carros que passou a fazer dois deslocamentos por dia na última semana de março saltou de 7% e 15%, respectivamente, para 40%.  

Percentual de carros que faziam no máximo 2 deslocamentos por dia, na primeira e última semana de março:

Estados

Semana 4

Semana 1

Rio de Janeiro

52%15%

Bahia

40%

7%

São Paulo

40%

15%

Espírito Santo

38%

8%

Pernambuco

36%

8%

Minas Gerais

35%

9%

DF

31%

8%

Carro conectado
Desenvolvido pela Wings, em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o VAI é um dispositivo que conecta o carro à internet, sendo uma fonte rica de informações sobre o automóvel e o comportamento dos condutores do país.

Por trazer dados em tempo real sobre os veículos, via aplicativo, a ferramenta também é uma aliada da segurança veicular por permitir acesso à localização do carro em tempo real, possibilidade de limitar a região permitida para circulação e velocidade máxima do veículo, dentre outras funções.

Últimas notícias