Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Monnike Falcão diz que procura por psiquiatras e psicólogos cresce em BsB

Sócias da clínica Verse, Monnike, Mônica Falcão e Ana Paula Araújo implementaram atendimentos on-line

atualizado 29/05/2020 14:41

sala de psicologiaCortesia

A Verse, clínica de psicologia e psiquiatria que tem a empresária Monnike Falcão como sócia-diretora é uma das diversas empresas do segmento que tiveram aumento na demanda de pacientes em busca de ajuda durante a pandemia de coronavírus. Segundo Monnike, os atendimentos mais que dobraram, chegando a média de 20 novos casos por dia.

A mudança vai ao encontro do momento em que o mundo vive atualmente. No Brasil, por exemplo, os casos de depressão dobraram após a chegada da Covid-19, segundo pesquisa feita pela Universidade do Estado do Rio (UERJ).

porta de sala

Para a psicóloga Mônica Falcão, o afastamento social e as bruscas mudanças ocorridas nas rotinas de escola, trabalho e lazer, com a consequente necessidade de adaptação urgente a uma nova e inusitada realidade, são fatores que contribuíram para esse aumento.

Além disso, a possibilidade de atendimentos on-line ampliou o público que, antes, não se sentia à vontade para comparecer às clínicas.

“Esses motivos deram lastro ao processo de extremada procura aos tratamentos voltados à saúde mental”, avalia a especialista.

Com a alta demanda de pacientes de fora de Brasília que buscavam por consultas virtuais com profissionais da empresa, a Verse, desde 2019, trabalha outras formas de atendimento. No entanto, a ingressão da pandemia antecipou a assistência on-line da equipe de psicólogos e psiquiatras até final de julho. Essa inclinação, ainda assim, é o início de uma nova era.

Clínica Verse

Sessão on-line versus off-line

De acordo com a psicóloga, todos os pacientes se sentem confortáveis e satisfeitos com as ligações (áudio ou vídeo). “Temos, inclusive, grande adesão de idosos que realizam, muitas vezes, as sessões por telefone e nos reportam uma melhora geral na saúde como um todo”, salienta.

A clínica sempre avisa ao indivíduo que, para o bom andamento da consulta, é indispensável que ele esteja sozinho em um ambiente tranquilo e seguro, pois “se trata de um momento especial em que temas delicados são acionados”.

Para Mônica, não há qualquer malefício advindo dessa modalidade. “Ao contrário, nossos pacientes estão adorando a comodidade do atendimento em casa”, afirmou.

sala de espera
Atualmente, a clínica faz atendimento on-line

A entrega de medicamentos por parte da psiquiatria é feita em um local previamente indicado pelo paciente.

Quando buscar ajuda?

“Se você perceber que algum sentimento, como medo, decepção, insatisfação, insegurança ou impotência, está trazendo um sofrimento capaz de paralisá-lo, esse é o momento de procurar um suporte terapêutico ou psiquiátrico”, respondeu Mônica Falcão

Sobre a clínica Verse

A Verse é uma clínica especializada em psicologia e psiquiatria sob comando de Mônica Falcão, fundadora e CEO; Ana Paula Araújo, sócia-diretora; e Monnike Falcão, também sócia-diretora. Fixada no Centro Médico Lúcio Costa, a empresa é composta por cinco psiquiatras e 11 psicólogos.

0

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias