Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Saiba quais são as melhores alternativas para se depilar em casa

Esteticista e depiladora favorita das brasilienses, Keila Brito ensina dicas valiosas. Confira!

atualizado 22/04/2020 17:19

Pote de cera de depilação ao lado de pernas femininasIStock

O fechamento dos salões de beleza como uma das medidas para conter o avanço do novo coronavírus fez com que muita gente buscasse soluções caseiras para cuidar do corpo. A internet se tornou aliada nesse processo e ensina vários truques para mulheres e homens que fazem questão de manter as unhas, os cabelos, a sobrancelha e a depilação em dia.

Keila Brito de Oliveira, esteticista e depiladora há 15 anos, é a profissional queridinha das brasilienses Fernanda Adriano, Ana Paula Gonçalves, Valeria Leão, Georgia de Luca e Susie El Haje Lobo.

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Keila deu deu dicas valiosas de como se depilar em casa com os cuidados necessários.

Confira:

Qual é a melhor forma para depilar minhas pernas?
A dica que sempre dou é utilizar materiais acessíveis, encontrados nas farmácias. Nas pernas, pode-se optar pelas folhas, que vêm com a cera, ou cremes depilatórios.

Se escolher as folhas, esfregue-as com as duas mãos para que esquentem e amoleçam. Abra as duas partes e passe no sentido do pelo para baixo, apertando bem. Em seguida, puxe para cima. As marcas que eu indico são Veet ou DepiRoll.

Mãos seguram folhas de depilação
Folhas de depilação

Se escolher o creme, espalhe-o pela perna inteira e, depois, vá tirando com a água. Ele equivale ao barbeador, pois deixa o pelo grosso e pode dar alergia em peles mais sensíveis.

Mão passa creme depilatório em perna
Creme depilatório

Tem também a máquina Satinelle Philips. É muito boa, porém, tira o pelo da raiz, o que doí um pouco. Mas é um ótimo quebrar-galho!

O barbeador é outra opção. A pessoa deve estar atenta para não se machucar. Tem que dobrar as pernas e usar lâminas sempre novas. A última medida evita arranhões e cortes na pele. Sugiro o Mach3.

Para usar o barbeador, aplique creme corporal, pois desliza bem e hidrata o local. Espumas e sabonetes deixam a pele ressecada.

Que produtos utilizar antes e depois do processo?
Antes, sugiro aplicar talco na região. Ele faz com que a cera não grude muito na pele e não machuque. Após a depilação, é muito importante passar um gel calmante.

Posso fazer esfoliação antes da depilação?
Sim, mas no dia anterior à depilação. Se feita no mesmo dia, ela deixa a pele muito sensível e pode atrapalhar no momento da retirada dos pelos.

Mulher esfolia perna com mistura de café
Esfoliação

Tenho a pele sensível. Como prosseguir com a cera?
Eu recomendo passar a folha com cera apenas uma vez. Isso tira o excesso dos pelos enquanto a pessoa espera para fazer com um profissional. Se ela sentir que a ação pode machucá-la, é melhor nem tentar. Uma recomendação é optar pelo barbeador, caso não tenha alergias ou pelos encravados.

Em que cômodo posso fazer a depilação?
O banheiro é a melhor opção, por ser uma área grande e que pode sujar. O segredo é dobrar as pernas ou colocá-las em um apoio alto, para que a retirada dos pelos seja completa.

Como deixar minhas axilas lisinhas?
Essa região é muito sensível, o que exige cuidado. Se for usar as folhas prontas com cera, aplique, no máximo, duas vezes. Se sobrar pelo, tire o restante com a pinça. Levante os braços na frente do espelho para observar cada passo.

O uso incorreto da cera nas axilas pode queimar e machucar a pele, além de encravar os pelos. Cole as folhas de cima para baixo e puxe para cima. Em seguida, cole de baixo para cima e puxe para baixo.

Mulher depila axila com folhas de depilação
Mulher depila axila com folhas de depilação

Finalize com loção calmante e não use desodorante em seguida. Espere pelo menos duas horas.

Posso depilar minhas axilas com a maquininha?
Se você não tiver problemas com dor e pelo encravado, sim. Sempre use no sentido contrário do pelo. Venha com a maquininha de baixo pra cima, se o pelo for para baixo. O barbeador também pode ser usado.

E o aquecedor roll-on?
Não indico. Ele queima e mancha a pele. Além disso, encrava muito os pelos. Como também aquelas ceras vendidas em potes, que a pessoa passa diretamente na pele com a espátula e retira quando secar. Para a própria pessoa fazer em casa, não acho uma boa ideia. Faz muita sujeira, pode machucar e é complicada de ser utilizada.

Como devo fazer o buço?
Faça com a folha pequena especial para a região do rosto. Ela é menos agressiva e segue a mesma orientação: esquente com as mãos e cole no sentido contrário do pelo. Após retirar, use uma loção calmante.

Mulher segura folhinhas de depilação
Folhas pequenas de depilação são ideais para os pelos do rosto

E o temido contorno? Como resolver?
Faça também com a folha depilatória. Comece de dentro para fora, sempre aos poucos (em pequenas áreas), de um lado e depois o outro. Alterne os lados para que a pele descanse e não machuque. Sobrou pelo? É só voltar e repetir o processo.

O melhor jeito é fazer na cama, da forma mais confortável possível. A dica é abrir as pernas em frente a um espelho para auxiliar.

Keila Brito
A esteticista e depiladora Keila Brito de Oliveira atua no mercado há 15 anos

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias
Mais lidas