As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

10 curiosidades incríveis sobre os cães da raça samoieda

A raça é considerada uma das mais puras do mundo, pois tem como o ancestral direito, o lobo cinza

atualizado 12/06/2020 11:28

Cachorro da raça samoiedaReprodução/Unsplash: Harold Dixon

Conhecidos pela pelagem branca bastante fofa e chamativa, os cães da raça samoieda são alegres, companheiros e leais. Esses cãezinhos têm uma facilidade muito grande em interagir com os humanos, o que faz com que ele seja o pet ideal para toda a família.

Pensando nisso, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre o samoieda. Confira:

1 – Eles são russos

A origem dos cãezinhos dessa raça está ligada aos povos samoiedos, que pertenciam a tribos que viviam no norte da Rússia. Os samoiedas eram utilizados como cães de guarda e pastores de rena. Além disso, eles eram puxadores de trenó.

2 – A raça mais pura do mundo

A raça é considerada uma das mais puras do mundo, pois tem como ancestral direito o lobo cinza, ou seja, a raça não passou por quase nenhuma modificação ao longo dos anos. Outras raças próximas aos lobos e também consideradas puras são o Husky Siberiano e o Chow Chow.

3 – Eram utilizados em expedições polares

O cãozinho começou a ficar popular na Europa durante o século 17, quando alguns exploradores trouxeram os samoiedas de suas expedições. Por sua lealdade e beleza, o animal logo se tornou o pet da nobreza. E após um tempo, o cãozinho começou a ser utilizado em expedições polares ao lado dos exploradores devido a sua força e capacidade de aguentar baixas temperaturas.

4 – Chegou ao Brasil em 1975

O cãozinho conquistou admiradores por todo o mundo, inclusive no Brasil. Os primeiros registros apontam que alguns samoiedas chegaram ao país em 1975. No entanto, não é muito comum ver cães dessa raça em terras brasileiras pois eles não se adaptam muito bem a temperaturas quentes.

5 – São gentis e independentes

O samoieda tem uma personalidade gentil e amigável, logo, ele consegue fazer amizade com muita facilidade. Além disso, tende a se apegar ao tutor e a família rapidamente. Mesmo sendo um parente bem próximo dos lobos, os samoiedas são tranquilos e bastante receptivos. No entanto, eles têm em sua personalidade um traço forte de independência, logo, podem ser teimosos e acabar resistindo a regras e comandos.

6 – Se adapta com facilidade a qualquer ambiente

Os samoiedas podem viver tranquilamente em casas e apartamentos, pois se adaptam fácil. No entanto, o tutor deve estar atento aos níveis de atividades e brincadeiras, pois esses cãezinhos costumam ser bem ativos. Por isso, é importante que o tutor esteja disposto a fazer com que ele gaste energia.

7 – Péssimo cão de guarda

Apesar de antigamente o samoieda ser utilizado como cão de guarda, sua personalidade sofreu algumas mudanças ao longo dos anos. Por isso, esse cãozinho tende a ser simpático e fazer amizade com qualquer pessoa, logo, tê-lo como cão de guarda pode não ser uma boa ideia.

8 – Cuidados com o pelo

Um pelo tão bonito merece alguns cuidados especiais. Logo, o tutor deve manter os pelos do samoieda sempre escovados e penteados. Já os banhos não precisam ser dados com muita frequência e podem ser dados a cada três meses.

9 – Atenção com a saúde

O samoieda é um cãozinho bastante saudável e resistente, no entanto o tutor deve estar atento a sua alimentação, pois a raça tem predisposição a diabetes e hipotireoidismo. Além disso, visitas ao veterinário são necessárias.

10 – Famoso nas redes sociais

Nas redes sociais existem muitos admiradores e tutores dos cães da raça samoieda. E um perfil dedicado a um quinteto de samoiedas faz bastante sucesso no Instagram. Com mais de 250 mil seguidores, o perfil posta as aventuras diárias de Poppet, Demi, Buttons, Poppy e Teddy. Os cliques são pura fofura.

View this post on Instagram

It’s been an exhausting week at Chateau La Wolfpack. With the ladies of the house all being in season and Teddy going on a hunger strike and singing sweet love songs each night, Karen feels these signs don’t adequately describe the wolfpack of late. . They should read • I was planned but my attitude was not. • I was not but I’m making sure I make a lasting impression, • I was a surprise and so was my feisty demeanor and shorp teefs • I was a what were we thinking, she’s a crazy fruit-loop who thinks she’s the boss of everyone • And last but not least, I was a we’ve lost track of how many dogs we have but I’ll remind everyone I’m still here because I’m a horny teenage boy with great singing abilities and excellent persistence ?

A post shared by Poppet And The Wolf Pack (@miss_poppet_the_samoyed) on

Últimas notícias