As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Curiosidade: quanto tempo dura a gestação das cadelas?

A pergunta é uma das mais feitas por tutores ao Google

atualizado 06/06/2020 10:21

filhotes de cachorro é o bicho petsReprodução/Unsplash: Sérgio Souza

Uma das perguntas mais feitas ao Google por tutores é: “por quanto tempo dura a gestação de uma cadela?”. De acordo com uma lista divulgada pelo portal Cyber Pet, a dúvida ocupa o 4º lugar do ranking. A gestação de uma cachorrinha pode durar cerca de 9 semanas, ou seja, 63 dias.

Segundo a médica veterinária, Camila Maximiano, a cadela só pode ficar prenha durante o período fértil, que ocorre após a fase de sangramento, que dura cerca de 5 a 15 dias. Algumas cadelas entram no processo de cio, que possibilita que ela fique fértil, a cada 6 meses, mas outras cachorrinhas ficam apenas uma vez ao ano.

“Durante o processo do cio ocorre uma mudança de comportamento na cadela e ela tende a ficar mais carinhosa, exigir mais atenção do tutor e ficar mais agitada também. Entre os sinais físicos de destaque está o grande aumento da vulva com a possibilidade de secreção, logo, ela pode se lamber com mais frequência”, explica.

Durante a gestação, as cadelas passam a apresentar sinais característicos de que possam estar prenhas, como um aumento crescente nas mamas e abdômen.

“Ao entrarem na fase da gestação, a cachorrinha também vai começar a procurar locais confortáveis para ficar e também para ter os filhotes. Além disso, ela vai ter uma fome maior , principalmente no início, e ao decorrer do tempo, vai começar a comer mais vezes ao dia, só que em menores quantidades, pois não vai ter muito espaço por ali. Outras mudanças comuns é que as cadelas também podem fazer mais xixi e aumentar o consumo de água”, finaliza.

Últimas notícias
Mais lidas