Zero álcool: Miríade Speakeasy promove primeira Dancing Clean

A proposta da festa é diversão sem o consumo de entorpecentes, definiu a organizadora Fátima Andrade. Os ingressos estão à venda no Sympla

atualizado 20/02/2020 16:31

Desde a abertura, em 2017, o Miríade Speakeasy tem o compromisso de inovar no segmento de atuação. Ao longo da trajetória, o bar firmou-se na capital pela essência cultural e por fazer os clientes vivenciarem novas experiências. E assim será nesta sexta-feira (21/02/2020), data da Dancing Clean (Dançando Limpo, em tradução livre), festa em que a proposta aparece no próprio nome. 

Nada de gim, uísque, vodca, cerveja ou narcóticos, a ideia é se divertir e “se embebedar de boa música”, como definiram os organizadores, Fátima Andrade e Bruno Antunes, e o proprietário do estabelecimento, André Jorge. O setlist do DJ Hélio Devadatta promete colocar os presentes para dançar ao ritmo da mistura de eletrônica com batidas de culturas ancestrais e techno. 

“Uma verdadeira experiência sensorial. Ao trabalhar o ambiente, a música te leva, você olha para dentro e se diverte”, reforçou Fátima Andrade. As portas do bar e a pista de dança estarão abertas a partir das 20h. Os ingressos já estão à venda no Sympla por R$ 20. 

Como todo speakeasy, os frequentadores precisarão falar a senha (disponibilizada no dia do evento no Instagram) na entrada. Os organizadores ainda não elegeram a palavra secreta da vez do estabelecimento de decoração “steampunk com casa da vovó”. 

 

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
Fátima Andrade e Bruno Antunes são os organizadores da festa ao lado do proprietário do bar, André Jorge

 

Zero álcool

Psicóloga por formação e especialista em dependência química, Fátima Andrade ressalta que o movimento de abdicação do consumo de substâncias psicoativas mantém uma crescente por causa de questões de saúde, religião e autoconhecimento. Contudo, esse público não encontra eventos em que o uso de álcool e entorpecentes é deixado de lado. 

 

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
Fátima Andrade atua profissionalmente como psicóloga

 

Devido à falta de opções de lazer, essas pessoas deixam de sair de casa ou não se sentem à vontade nos espaços que frequentam, mas essa situação deve acabar em Brasília. As mentes à frente da Dancing Clean estão confiantes no sucesso da primeira festa e se preparam para realizar outras edições. 

“Ainda não sabemos a periodicidade da Dancing Clean. O Miríade é um lugar charmoso e queremos que o público não tenha a preocupação de se deparar com alguém bebendo do seu lado. Vamos tirar um pouco o foco da bebida, afinal drinques sem álcool são uma delícia”, enfatizou Fátima Andrade. 

Coquetéis

A tarefa de elaborar coquetéis com gradação etílica zero ficou com o bartender Bruno Antunes. Como missão dada é missão cumprida, o profissional já começou a alquimia de sabores. “Estamos trabalhando há algumas semanas para ter drinques agradáveis e equilibrados. Os clientes ficarão satisfeitos com as novidades”, ponderou. As invenções dele vão trazer ao paladar uma combinação de frescor e frutas, base da coquetelaria. 

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
Bruno Antunes é o bartender do Miríade Speakeasy

 

Na carta, permanecerão a limonada com cranberry, sodas italianas e o clássico Shirley Temple. No quesito bebidas fermentadas, a opção será o kombucha

Feedbacks

Pode parecer contraditório um bar promover uma noite sem bebida alcoólica, mas a prática virou tendência. De acordo com os organizadores, muitos têm se interessado, desde os clientes aos fornecedores, devido à proposta diferente. “As pessoas não conseguem imaginar ir a uma festa e não beber. Instalou uma curiosidade”, destacou Fátima. 

Jacqueline Lisboa/Metrópoles
O Miríade Speakeasy fica localizado na 711 Norte

 

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
A decoração mistura o estilo steampunk com “casa da vovó”

 

Psicóloga voluntária na instituição filantrópica Salve a Si, localizada na Cidade Ocidental, Fátima realiza um trabalho de apoio na reabilitação de dependentes químicos. A especialista vê a Dancing Clean como o início de um movimento que valoriza a consciência e a saúde, principalmente dos jovens. 

Referência

A iniciativa de aproveitar uma noite sem consumir substâncias psicoativas já conquistou outros cantos do mundo, como Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus.  Frequentadora fiel do Miríade Speakeasy, Dallati Prem participou de uma Dancing Clean em São Paulo e sugeriu a André Jorge. O empresário não pensou duas vezes em realizar a primeira edição e adicionar o evento à grade de programação do bar. 

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
Com dois anos de operação, o Miríade Speakeasy é um bar cultural

 

Entre as atrações do endereço, estão noites de idiomas, shows de músicas celtas, apresentações de companhias teatrais e de dança flamenca. A diversidade cultural é carro-chefe do Miríade Speakeasy, que completou dois anos de atividade em dezembro com novidades no menu. A casa incluiu no cardápio burratas e arancini – bolinho italiano de arroz. 

Dancing Clean – Miríade Speakeasy
Na 711 Norte, Bloco C, Loja 37. Sexta-feira, a partir das 20h. Senha no Instagram do bar

Últimas notícias