Há cem dias, o Distrito Federal registrava o primeiro caso do novo coronavírus. O GDF adotou medidas para evitar o contágio com o isolamento social, como a suspensão de aulas e de atividades comerciais e a adoção do teletrabalho. Nas últimas semanas, porém, houve flexibilização. Assim, lojas de ruas e shoppings foram reabertos, além de templos e parques.
No boletim da Secretaria de Saúde divulgado na noite desse domingo (14/06), o DF tinha 22.871 infectados e 276 mortos. Há, ainda, outros 28 óbitos registrados na capital do país. Mas, como se tratam de moradores de outras unidades da Federação, principalmente de cidades do Entorno, entram nas estatísticas dos estados de origem. Considerando esses casos, o número de vítimas da Covid-19 na capital do país sobe para 304.
Cinco cidades ultrapassaram os mil casos da Covid-19. Confira:
- Ceilândia: 2.911
- Plano Piloto: 1.757
- Taguatinga: 1.567
- Samambaia: 1.392
- Gama: 1.157
A triste lista das cinco cidades com mais mortes pelo coronavírus é um pouco diferente. Ceilândia segue como a região com mais óbitos (64), seguida de Samambaia (34), Taguatinga (21), Recanto das Emas (17) e Plano Piloto (16).
Existe ainda a situação do sistema prisional. De acordo com dados combinados entre a Secretaria de Saúde e da Segurança Pública, são 1.127 infectados entre detentos e servidores. Ainda neste segunda (15/06), um novo boletim divulgará novos números sobre o setor.

Pessoas se protegem do coronavírus no DF usando máscaraHugo Barreto/Metrópoles

Muitas atividades foram retomadas no DF baseadas na ocupação de leitos de UTIRafaela Felicciano/Metrópoles

Aumento do número de casos de coronavírus em Ceilândia assusta governo e comunidadeHugo Barreto/Metrópoles

DF registrou 912 novos infectados nesse domingo (14/06)Getty Images

Segundo profissionais de saúde, hospitais se tornaram foco de transmissão da doençaRafaela Felicciano/Metrópoles

A testagem em massa foi iniciada no dia 21 de abrilHUGO BARRETO/METRÓPOLES
Números absolutos
De acordo com reportagem do Metrópoles, o Distrito Federal registrou mais casos do novo coronavírus do que a população de cinco regiões administrativas. A capital do país tem 22.871 mil infectados pela Covid-19, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, por meio do Painel Covid-19.
Com a marca, o montante de contaminados supera o total de moradores da Fercal (8.553), do Varjão (8.802) e Setor de Indústria e Abastecimento (1.549) juntos.
A quantidade de doentes também é superior aos índices populacionais do Park Way (20.511) e da Candangolândia (16.849) e não está longe de se igualar ao número de habitantes do Núcleo Bandeirante, que conta com 23.619 residentes.