Coronavírus: moradores formam fila grande para testagem na Estrutural

A cada dia, são feitos 500 exames. Na manhã desta sexta, dezenas de pessoas, entre elas crianças, aguardavam a vez para serem testadas

atualizado 29/05/2020 15:27

filaHugo Barreto/Metrópoles

Com 124 casos e duas mortes por coronavírus, a Estrutural virou um dos pontos de testagem rápida. No local, a Secretaria de Saúde montou um espaço itinerante, onde os moradores têm formado filas grandes ao longo da semana.

Na manhã desta sexta-feira (29/05), dezenas de pessoas aguardavam para fazer o exame. A Saúde informou que estão sendo realizados diariamente cerca de 500 testes. “Há distribuição de senhas e servidores para orientar as pessoas na fila no intuito de reduzi-la e respeitar o distanciamento entre os usuários que aguardam. A testagem é aberta a toda a população”, informou a pasta, por nota.

A previsão é de que o posto itinerante mantenha o atendimento na região durante próxima semana. Assim como em outras cidades do DF, a taxa de isolamento social na Estrutural caiu nos últimos dias. O índice baixou de 39% para 34%, entre 1 de abril e essa quinta-feira (28/05).

0

No topo do ranking, porém, está Ceilândia. Conforme o Metrópoles mostrou em reportagem publicada no começo da manhã desta sexta-feira, a cidade com a menor taxa de isolamento do Distrito Federal tem o maior número de mortes causadas pelo novo coronavírus.

Segundo o Governo do DF (GDF), apenas 31% da população de Ceilândia cumpre o distanciamento social. Nessa quinta-feira (28/05), o número de vidas perdidas para a Covid-19 na região administrativa chegou a 29.

Confira os dados do isolamento social no DF: 

 

O isolamento social é uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação da pandemia do novo coronavírus. Mas a orientação é ignorada por parte da população. Conforme pesquisa da Casa Civil do DF, a taxa de adesão chegou a 80% em 31 de março. Porém, desde 1 de abril, ela vem caindo e chegou a 39,6% nessa quinta-feira  (28/05).

Clique aqui para saber qual teste fazer para detectar o novo vírus e os preços que estão sendo aplicados pela rede particular do DF.

Últimas notícias