Covid-19: padre faz confissão de fiéis drive-thru na Asa Norte

Nesse sábado, mais de 40 carros passaram na porta da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Fiéis eram abençoados de longe

atualizado 22/03/2020 10:36

Reprodução/Facebook

Diante da pandemia do coronavírus e de decretos do governo que proíbem aglomerações, templos e igrejas estão inovando país afora. Em Brasília, o padre Rafael, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na 702 Norte, está abençoando os fiéis do lado de fora.

“Hoje passaram mais de 40 carros com pessoas para confessar, com muita prudência, amor, graça e perdão”, disse o texto acompanhado de vídeo na página da igreja no Facebook, postados nesse sábado (21/03).

Na sexta-feira (20/03), a Arquidiocese de Brasília suspendeu todas as missas presenciais e demais celebrações, como batismo e crisma, nas paróquias da Igreja Católica do Distrito Federal. A medida vale até 5 de abril, enquanto estiver em vigor o decreto do Governo do Distrito Federal.

O GDF não determinou o fechamento dos templos. Mas recomenda a não realização de cultos e celebrações. Desde sexta, as igrejas católicas continuam abertas para a oração dos fiéis, mas estão evitando a aglomeração. “Em tempos de crise, as pessoas têm necessidade ainda maior de assistência espiritual, ressaltou o comunicado publicado no site da Arquidiocese.”

Outros estados

Em Itamari, pequena cidade no sul da Bahia, com 7,9 mil habitantes, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) obrigou um padre a usar a criatividade na celebração das missas. O estado registra, até o momento, 34 casos da doença.

Transmitidas on-line, as celebrações não têm recebido pessoas, em cumprimento à recomendação de quarentena e isolamento social. Por isso, Archimedes Neto, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, resolveu colocar nomes de fiéis colados nos bancos da igreja.

Neto criou adesivos de 480 fiéis e colou plaquinhas com os nomes nos assentos. Apenas três pessoas o acompanham nas missas, para ajudar nas leituras e cânticos. Um fiel fica responsável pelas filmagens, realizadas com câmera de celular.

Na Paróquia São Roque, em Taquarituba (SP), durante uma missa transmitida ao vivo pelas redes sociais para evitar aglomeração de pessoas no local, nessa sexta-feira (20/03), também foram colocadas fotos de fiéis pregadas nos bancos da igreja. A celebração foi visualizada por mais de 3,4 mil fiéis.

Mais lidas
Últimas notícias