CPF será exigido para emissão da identidade a partir desta sexta

A regra vale também para menores de 18 anos, inclusive crianças e recém-nascidos, que precisarão ter número de cadastro próprio

atualizado 12/12/2019 17:37

CPFDIVULGAÇÃO

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) passará a ser exigido para a emissão da carteira de identidade (RG) no site da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) a partir desta sexta-feira (13/12/2019).

A regra vale também para menores de 18 anos, inclusive crianças e recém-nascidos, que precisarão ter número de CPF próprio e não poderão efetuar o agendamento utilizando o cadastro de pais ou responsáveis legais.

A nova medida acompanha a determinação do governo federal, de utilização do CPF como instrumento suficiente para exercício de obrigações e direitos ou obtenção de benefícios (Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019).

Com a mudança, a PCDF espera otimizar o atendimento à população em pelo menos 300 vagas diariamente. O número equivale a quase um terço das mais de 1 mil vagas liberadas por dia.

A corporação deseja ainda reduzir o número de pessoas que realizam dois ou mais agendamentos por nome, comparecendo uma única vez no Posto de Identificação — sem, no entanto, liberar os outros horários agendados para demais interessados. Isso acaba acarretando ociosidade de vagas.

Mais lidas
Últimas notícias