Eleições 2018: confira os nove postos de justificativa de voto no DF

Eleitores de outros estados que estiverem no DF podem votar em trânsito, desde que tenham solicitado este direito com antecedência

atualizado 07/10/2018 13:53

Michael Melo/Metrópoles

Eleitores com idade entre 18 a 69 anos que estiverem fora do seu domicílio eleitoral ou não forem votar por algum motivo terão de justificar a ausência nas urnas neste domingo (7/10) ou pagar multa. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) disponibilizou nove postos, válidos para o primeiro turno, das 8h às 17h.

Desde que tenham solicitado o direito de votar em trânsito com antecedência, eleitores de outros estados que estiverem no DF estarão aptos a participar da votação. O único local será no Centro Universitário Iesb (613 Sul).

Quem não votar nem justificar a ausência em até 60 dias após a eleição ficará em situação irregular. Para voltar a ficar em dia com a Justiça Eleitoral, terá de comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação original e pagar multa que varia de R$ 1,05 a R$ 3,51 por turno.

Confira os endereços das mesas de justificativa:

Pátio Brasil (14 mesas)
Setor Comercial Sul, Quadra 7, Bloco A – Asa Sul

Rodoviária Interestadual de Brasília (quatro mesas)
SMAS Trecho 4, Conjunto 5/6 – Asa Sul

Escola Classe 1 de Sobradinho (oito mesas)
Quadra 6, Rua 5, AE 1 – Sobradinho

Centro de Ensino Infantil 210 de Samambaia (sete mesas)
QN 210 – Samambaia Norte

Estádio Nacional Mané Garrincha (18 mesas)
SRPN – Asa Norte

Colégio Marista Champagnat de Taguatinga (18 mesas)
QSD – AE 1

Faciplac, no Gama (seis mesas)
Área Especial para Indústria Lote 2/3 – Ponte Alta Norte

Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek (10 mesas)

Fundação Bradesco, na Ceilândia (10 mesas)
QNN 28 – Ceilândia Sul

Para agilizar a justificativa, o eleitor pode obter, antes do pleito, o formulário no site do TSE (www.tse.jus.br) e preenchê-lo. O documento deve ser entregue, no domingo, em qualquer cartório eleitoral ou local de votação.

Tudo o que você precisa saber
Segundo o TSE, 147 milhões de brasileiros poderão ir às urnas para eleger presidente, senadores e deputados federais, estaduais e distritais (no caso do DF, 2.084.357 pessoas estão aptas a votar em 612 lugares).

Às vésperas do pleito, restam dúvidas: horários e locais – os endereços estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); como justificar ausência e o que é ou não permitido portar na cabine.

Metrópoles preparou um guia com tudo o que você precisa saber antes da votação do primeiro turno das eleições. 

Mais lidas
Últimas notícias