Bob Andy, do reggae Young, Gifted and Black, morre aos 75 anos

Músico jamaicano também era ativista social e colaborou com diversos astros do gênero

atualizado 27/03/2020 15:59

Bob Andy, astro de reggaeReprodução/Facebook

O astro de reggae Bob Andy, conhecido pela interpretação do hit Young, Gifted and Black ao lado de Marcia Griffiths, morreu na manhã desta sexta (27/03), aos 75 anos.

O falecimento do jamaicano foi informado por Griffiths, que formou com ele o duo Bob & Marcia, intérprete da canção. Ela contou ao Jamaica Observer que o amigo morreu após “uma doença rápida”, sem especificar o que era.

Carreira

Nascido em Kingston, na Jamaica, Andy começou a carreira nos grupos Binders e The Paragons. Iniciou carreira solo nos anos 1960 e emplacou músicas como I’ve Got to Go Back Home e Too Experienced.

Em 1970, Young, Gifted and Black, composição original de Nina Simone, alcançou as paradas depois de ganhar versão da dupla Bob & Marcia. No ano seguinte, fizeram sucesso novamente, desta vez com Pied Piper.

Ao longo da trajetória artística, Andy assinou várias composições que seriam interpretadas por estrelas do reggae, como Ken Boothe, Delroy Wilson, Gregory Isaacs e a própria Marcia Griffiths.

Fire Burning, entre outras faixas, se tornaram verdadeiros standards do gênero e atestam a influência do compositor no meio musical.

Problemas de saúde, como a constante enxaqueca, afastaram Andy dos palcos a partir dos anos 1970. Também ativista social, quase sempre deixando transparecer isso nas músicas, ele voltou a ficar atuante nos anos 1990.

Em 2006, recebeu do governo jamaicano a Ordem de Distinção por sua imensa contribuição ao reggae.

Mais lidas
Últimas notícias