As mais bombadas! Cinco receitas práticas para fazer no final de semana

Bolo de Nescau, mousse de chocolate, brusqueta, bolo de milho e pasta de alho. Confira as receitas mais acessadas da semana

atualizado 14/06/2020 11:03

Bolo gelado de NescauDivulgação

Ao longo da semana, diversas receitas práticas foram publicadas no Metrópoles. Do tão adorado mousse de chocolate até a versátil pasta de alho, as sugestões foram variadas e agradam diversos perfis.

Se você perdeu alguma, essa é a chance de ficar por dentro. Confira as cinco receitas que fizeram mais sucesso entre os internautas e aproveite o final de semana para cozinhar algo bem gostoso!

Bolo gelado de Nescau com leite Ninho sem mistério

A vontade de comer uma sobremesa gostosa bateu? Que tal apostar no bolo bem molhadinho e gelado feito com Nescau e leite Ninho? Confira o passo a passo da receita:

Ingredientes

Massa
– 5 ovos
– 1/2 de xícara de chá de açúcar

– 2 colheres de sopa de Ninho
– 1/2 de xícara de chá de Nescau
– 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento em pó

Creme
– 2 colheres de sopa de amido de milho
– 4 colheres de sopa de Ninho
– 10 colheres de sopa de Nescau
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 1/2 xícara de chá de chocolate granulado

Preparo

Massa
Em uma batedeira, bata os ovos até dobrar de volume e acrescente o açúcar. Diminua a velocidade da batedeira e, aos poucos, adicione o Ninho e uma xícara de chá de água quente. Desligue a batedeira, adicione o Nescau, a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados e incorpore-os delicadamente. Despeje a massa em uma assadeira (22 x 30 cm), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno já aquecido a 200°C, pré-aquecido, por cerca de 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Corte em pedaços e reserve.

Creme
Em uma panela, misture o amido de milho com o leite em pó, o achocolatado, o açúcar e 4 xícaras de chá de água até dissolver bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos ou até encorpar. Retire do fogo e deixe esfriar. Passe os pedaços de bolo pelo creme e pelo granulado e embrulhe cada um em papel-alumínio. Leve à geladeira até gelar. Sirva.

Receita cortesia da Nestlé

mousse de chocolate
Mousse de chocolate

Mousse de chocolate cremoso com 3 ingredientes

Mousse de chocolate é uma das sobremesas mais tradicionais da gastronomia francesa e também muito conhecida dos brasileiros. Esta receita é uma versão rápida e simplificada do clássico, mas não deixa nada a desejar em sabor. Veja o passo a passo e aproveite!

Ingredientes para 4 pessoas

– 200 g de chocolate amargo ou meio amargo
– 200 ml de creme de leite
– 2 colheres de sobremesa de açúcar
– 4 claras de ovo

Preparo

Derreta em banho-maria o chocolate com o creme de leite e açúcar. Bata as claras em neve e reserve. Acrescente primeiro um terço das claras na mistura e mexa bem, depois adicione suavemente o restante, incorporando para não perder muito ar. Coloque em potes individuais e deixe pegar consistência por pelo menos quatro horas na geladeira.

Brusqueta de tomate
Brusqueta de tomate

Brusqueta italiana perfeita

A entrada mais prática da gastronomia italiana é a brusqueta de tomate, que pode ser feita em poucos minutos. Confira o passo a passo da receita e dicas:

Ingredientes

– 1 baguete de fermentação natural ou 1 pão italiano (isso é necessário por ter um miolo mais rígido)
– 4 tomates italianos maduros
– 1 xícara de folhas de manjericão fresco
– azeite extra virgem
– 1 dente de alho descascado

Preparo

Corte o pão em fatias de um dedo e meio de espessura, aproximadamente. Esfregue gentilmente o dente de alho em sua superfície, até perceber que ele perfumou o pão. Reserve. Retire as sementes e corte os tomates em pequenos cubos. Tempere com sal, pimenta e azeite extra virgem, adicione o manjericão cortado grosseiramente, misture e prove o sal e a pimenta, ajuste o tempero.

Leve os pães ao forno, mas retire antes que dourem. Cubra com os tomates e sirva com o pão ainda quentinho.

bolo de milho
Bolo de milho

Bolo de milho cremoso de liquidificador

Um bolo de milho bem feito fica cremosinho e com aquele aroma que toma toda a cozinha. Esta receita promete não te decepcionar em nenhum desses quesitos. Confira:

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado
– 3 xícaras de milho verde ralado (use a espiga para fazer um caldo de milho super saboroso)
– 4 ovos
– 1 xícara de leite de coco
– 1/2 xícara de óleo vegetal
– 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de chá de fermento químico
– 1 pitada de sal

Preparo

Bata bem todos os ingredientes, menos o fermento químico até que fique uma pasta homogênea, acrescente o fermento e bata por mais 10 segundos. Despeje sobre uma forma untada com manteiga e farinha, leve ao forno aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até que fure com um palito e este saia limpo. Este é um dos poucos bolos que recomendo comer ainda quentinho!

Pasta de alho
Pasta de alho

Pasta de alho caseira com 3 ingredientes

Uma pastinha de alho vai bem com hambúrguer, cachorro-quente e na torradinha. A receita é simples e muito saborosa. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 1 xícara de ricota fresca
– 1 dente de alho
– 1/2 colher de chá de orégano

Preparo

Macere o alho com uma pitada de sal no pilão até que vire um creme. Misture com os outros dois ingredientes. Fica ainda mais saboroso se deixar por uma hora na geladeira para assentar os sabores.

Últimas notícias