Covid-19: veja quem é o português elogiado por Boris Johnson

Luís Pitarma é enfermeiro da cidade de Aveiro e vive em Londres desde 2014. O homenageado estudou em Lisboa

atualizado 13/04/2020 20:11

Ele posa para foto com um óculos de solReprodução Facebook

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que testou positivo para o coronavírus e estava hospitalizado há uma semana, fez um vídeo de agradecimento, nesse domingo (12/04), quando recebeu alta. Na ocasião, ele agradeceu a dois enfermeiros estrangeiros. Um deles foi o português Luís Pitarma, profissional da cidade de Aveiro e que vive em Londres desde 2014.

O homenageado pelo primeiro-ministro estudou enfermagem em Lisboa, entre 2009 e 2013. Nas redes sociais, consta que o enfermeiro também fez um curso de dois anos em uma universidade da Finlândia, além de dois cursos em Londres para se especializar enfermeiro em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo informações do jornal português Correio da Manhã, o primeiro emprego que ele registrou na área foi no Reino Unido. Ele trabalha no NHS, o sistema público de saúde do país, desde junho de 2014. Atualmente Luís Putarma é enfermeiro sênior no hospital St. Thomas, que também é do NHS. Ele dá assistência a pacientes que são submetidos a oxigenação extracorporal.

Reconhecimento em Portugal

presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou um comunicado no qual relatou uma conversa com Pitarma. “O presidente da República sublinha o especial reconhecimento apresentado hoje pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ao enfermeiro português Luís Pitarma pelo seu trabalho e vigilância durante o internamento nos cuidados intensivos.”

Mais lidas
Últimas notícias