Já ouviu falar de ASMR? Entenda a febre do sussurro

São longos minutos de sussurros e pequenos barulhos como alisar uma caixa de clips, acender fósforos e até desgrudar de uma fita crepe

atualizado 27/04/2018 9:21

iStock

Já imaginaram uma técnica capaz de curar insônia e ao mesmo tempo oferecer orgasmos para o cérebro? Esse é o novo fenômeno das redes sociais. Conheça o ASMR.

Há canais no YouTube especializados nesse método com mais de 1 milhão de inscritos. Os vídeos chegam a 1,7 milhões de visualizações e têm quatro horas de duração. São longos minutos de sussurros e pequenos barulhos, como alisar uma caixa de clips, acender fósforos, desgrudar uma fita crepe, sussurros delicados, lençóis sendo alisados e até o deslizar de um lápis no papel.

No Facebook, encontra-se facilmente comunidades com até 50 mil inscritos. Por lá, eles compartilham vídeos, experiências e ainda se engajam em causas humanitárias. Da última vez, eles coletaram doações para as vítimas do Furacão Harvey. Quem contribuía, recebia em troca uma playlist exclusiva.

Esses ruídos são capazes de despertar uma sensação chamada Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano (Autonomous Sensory Meridian Response). Na prática, este fenômeno é sentido como um formigamento que corre da cabeça para os ombros, uma espécie de cócegas no cérebro, ao mesmo tempo eufórico e relaxante. Para alguns ocasiona extrema sonolência.

O fenômeno ainda está sendo estudado pela ciência. Mas, segundo alguns especialistas, essas sensações sempre existiram, mas só agora as pessoas passaram a dar nome a elas. As pesquisas em curso ainda são inconclusivas, mas há indícios de que a técnica possa curar insônia, depressão e ansiedade.

Qualquer pessoa pode testar as cosquinhas cerebrais. Aqui vai uma seleção de vídeos com estímulos diferentes, tutorias de maquiagem e até mesmo entrevistas com celebridades falando em sussurros.

1. Namorada ou namorado ASMR
Nessa modalidade, o personagem assume papéis de um parceiro, uma mãe ou um avô. No vídeo, ele atua como se estivesse tendo um real diálogo. Você pode, por exemplo, se deitar ao lado de uma mulher fictícia e ouvir ela conversar com você aos sussurros. Mas, em algumas gravações, os atores interpretam colegas e namorados ciumentos ou violentos.

2. A grande rede de decoração IKEA utilizou o ASMR em um de seus comerciais

3. The Gentle Whisper
Um dos primeiros e maiores canais do gênero no YouTube

4. A rapper americana Cardi B realizou uma performance de ASMR ao vivo em entrevista à rádio 

5- ASMR Games

6. ASMR nails
Existe uma série de vídeos que envolve unhas: fazê-las, alisá-las e arranhar superfícies

7- ASMR entrevistas
Que tal a série de entrevistas da W Magazine só na base do sussurro?

8. Sweet Carol
Conheça o canal mais popular de ASMR do Brasil

9. ASMR na cozinha
Você pode curtir os sons que fazem cosquinha de alguém cozinhando um donut ou um cheesecake

Mais lidas
Últimas notícias