Alimentos e produtos para manter a pele bronzeada com ou sem sol

Para manter o bronze do verão, não deixe de aplicar protetor solar e incluir alimentos ricos em betacaroteno na dieta

atualizado 18/01/2019 22:28

Teixeira&Teixeira/istock

Em época de verão, é normal que as pessoas queiram voltar das férias bem bronzeadas, com a pele queimada de sol, para mostrarem os resultados da temporada de praia. O bronze, em geral, passa rápido, mas, com alguns cuidados, é possível prolongar o aspecto dourado da pele de forma saudável.

A dica mais importante é nunca deixar de aplicar o protetor solar adequado para cada tipo de pele. O uso do produto não evita o bronzeado e garante que os raios ultravioleta não façam mal ao corpo. Aposte também nos hidratantes e opte por uma alimentação rica em betacaroteno para deixar aquela cor bronzeada por mais tempo.

Quem não foi à praia, mas quer exibir a pele bronzeada, pode usar técnicas artificiais que não oferecem riscos à pele. Os cremes autobronzeadores ou sprays a jato evitam os raios ultravioleta e saem depois de alguns dias.

Confira as dicas:

1. Fazer uma alimentação rica em betacaroteno
A dieta tem muita influência no bronzeado, porque contribui para a produção de melanina, um pigmento que dá cor à pele. Para isso, pode-se:
Tomar um suco com três cenouras e uma laranja todos os dias, cerca de três semanas antes da exposição solar;
Consumir duas ou três vezes ao dia alimentos ricos em betacaroteno, como damasco ou manga, pelo menos sete dias antes da primeira exposição solar;
Comer três vezes por semana alimentos antioxidantes que sejam ricos em licopeno, como tomate, morango e pitanga, pois protegem a pele do envelhecimento;
Ingerir diariamente alimentos com vitamina C, como acerola, limão e laranja. Eles ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.

  • 2. Esfolie a pele
    Fazer uma esfoliação corporal três dias antes de tomar sol ajuda a remover as células mortas, retira manchas e estimula a circulação, preparando a pele para um bronzeado mais uniforme e prolongado.
    Depois da exposição solar, a recomendação é fazer esfoliação uma vez por semana para manter a pele macia e o bronzeado regular e uniforme.

3. Tomar sol com protetor solar
Para bronzear-se com mais segurança, é importante tomar sol antes das 10h e depois das 16h, aplicando filtro solar adequado ao tipo de pele para protegê-la dos raios solares.
A aplicação do protetor não impede o bronzeamento – pelo contrário, prolonga-o por manter as células saudáveis e a pele hidratada, evitando a descamação. Esses produtos devem ser aplicados cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e renovados, normalmente, a cada duas ou três horas, especialmente se a pessoa transpirar ou entrar na água.

4. Hidratar a pele
Para sentir os efeitos do bronzeamento mais rapidamente, aplique creme hidratante após o banho, diariamente, especialmente em dias que tomar sol. A hidratação da pele evita a descamação e manchas na pele.

5. Usar creme autobronzeador
Outra opção é aplicar em todo o corpo, diariamente, um creme autobronzeador ou um spray a jato (jet bronze). A utilização desses produtos ajuda a manter a pele dourada e hidratada, evitando os riscos causados pela exposição solar, como o envelhecimento precoce ou surgimento de câncer, por exemplo.

O que não se deve fazer para bronzear mais rápido
Passar na pele coca-cola, limão ou aplicar óleo, por exemplo, enquanto se toma sol, não acelera o bronzeamento, apenas coloca em risco a saúde da pessoa. Os ingredientes que compõem esses produtos queimam a pele, dando a falsa impressão de que está mais bronzeada. Eles não favorecem, porém, a formação da melanina, que é o pigmento natural da pele.

Como fazer um autobronzeador caseiro
Outra forma simples de conseguir um bronzeado sem se expôr ao sol é usar autobronzeador caseiro, preparado com chá preto. A pele ficará com um tom mais escuro, dando o aspecto de bronzeado de praia.

Ingredientes:
250 mL de água;
2 colheres (de sopa) de chá preto.

Modo de preparo:
Coloque a água para ferver, adicione o chá preto e, assim que levantar fervura, mantenha a mistura no fogo por 15 minutos. Desligue e deixe descansar por cinco minutos. Coe o chá e o guarde em um recipiente de vidro com tampa por dois dias. Com a ajuda de um disco de algodão, umedecer a pele com um pouquinho do chá e deixar secar naturalmente.

Com informações do portal Tua Saúde

Últimas notícias