Marcas de beleza fundadas por mulheres negras para conhecer e apoiar

Uma das formas de lutar contra o racismo é ajudando a gerar riqueza para a população negra. Conheça algumas marcas e se engaje!

atualizado 04/06/2020 12:30

mulher negra com camiseta com mensgem antirracistaUnplash/Alex Nemo Hanse

Após a adesão mundial ao movimento Blackout Tuesday, na terça-feira (02/06), uma questão foi levantada por vários ativistas: como as pessoas continuarão apoiando a luta antirracista. De acordo com Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money, contribuir com negócios de pessoas negras é uma forma de fazer isso.

Dados indicam que, apesar de movimentar expressivos 1,7 trilhão de reais por ano no país, a população negra ainda recebe, em média, R$ 1,2 mil a menos no mercado de trabalho, e corresponde a 75% da faixa dos 10% mais pobres em território nacional.

Empreendedorismo feminino e valorização da identidade

No mercado da beleza, não faltam opções de negócios fundados mulheres negras para conferir.

Além de contribuir com a problemática da circulação de riquezas, o consumo dessas marcas também é um incentivo ao empreendedorismo feminino e à valorização da identidade. Esse, aliás, é um compromisso comum às empresas, que se voltam para produtos específicos para cabelos e peles afro.

Confira algumas delas:

0
Movimento Black Money

O Movimento Black Money (MBM) tem ganhado força no país com a missão romper o contrassenso cruel entre o potencial de consumo e a falta de autonomia econômica dos pretos.

O conceito é similar ao pink money, estruturado pela comunidade LGBTI para apoiar empresas que tenham compromissos sólidos com a diversidade. Mas, para disseminar o modelo dentro da comunidade negra, estabelece contato entre consumidores e empresários em várias frentes.

Uma delas é o Mercado Black, um market place lançado no fim do ano passado com intuito de reunir empreendedores negros. Para comprar e apoiar o trabalho de um deles, basta acessar, conferir os produtos e efetuar o pagamento. Vale a pena conhecer.

Mercado Black
O Mercado Black é uma plataforma de vendas on-line para empreendimentos comandadados por pessoas negras

Mais lidas
Últimas notícias