Tá puxado: brasileiros elegem “dificuldades” como palavra do ano

Segundo levantamento da consultoria Cause, a perspetiva da população foi negativa em relação ao ano que chega ao fim

atualizado 03/12/2019 17:21

iStock

Acha que 2019 não foi um ano fácil? Você não está sozinho. Segundo levantamento da empresa de consultoria Cause, em parceria com o Instituto Idea Big Data, a palavra eleita pelos brasileiros para representar o período é “dificuldades”, no plural.

O termo foi escolhido por 21% da população, ouvida entre os meses de setembro e novembro. O estudo colheu dados de 1.548 pessoas, de diferentes faixas etárias e composições sociais.

“[Ela] reflete os sentimentos vividos no país nos últimos 12 meses. Nos chamou a atenção o fato de ela ter sido colocada no plural, o que mostra que as dificuldades vividas pelos brasileiros ocorreram em diversas áreas e maneiras, na vida profissional, pessoal ou em relação a governos, por exemplo”, constatou, em nota, o cientista social Leandro Machado, um dos sócios da empresa que liderou o estudo.

Curiosamente, as outras duas palavras que aparecem no top 3 são esperança e renovação, escolhidas por 15% e 13% das pessoas consultadas, respectivamente. Mais da metade dos entrevistados se mostraram otimistas com o ano que virá.

Mais lidas
Últimas notícias