Conheça plantas que não precisam de sol e veja como usá-las na decoração

Algumas espécies vivem bem sem a luz solar. Saiba quais são e confira inspirações de décor

atualizado 01/05/2020 10:22

Escritório decoradoasbe/GETTYIMAGES

Desde que teve início a quarentena imposta pela pandemia de coronavírus, a busca por “plantas que gostam de sombra” aumentou mais de 350% no Google Trends, ferramenta que monitora a popularidade de pesquisas na internet. Assim como cresceu, também, o interesse por compra de espécies on-line, no conforto de casa (confira um roteiro ao final da reportagem), que triplicou nos últimos trinta dias.

Especialista no segmento, o florista Rodrigo Resende explica que não são muitas as espécies que sobrevivem longe da luz do sol. No entanto, elas existem, e são mais fáceis de encontrar do que se imagina.

“Poucas são as plantas que vivem bem dentro de casa sem claridade ou com pouca claridade, mas temos algumas que adoram”, argumenta o especialista.

Segundo ele,  zamioculca, asplênio e lírio da paz não demandam contato direto com a luz solar. Além de serem ideais para quem vive em apartamento, se encaixam em ambientes naturalmente menos iluminados, como banheiros e garagens.

“Geralmente, elas não gostam de muita água”, comenta. Nem por isso essas espécies devem deixar de receber cuidados, como regar com a frequência necessária.

Para saber se é hora de “alimentar” sua nova companheira, basta colocar o dedo indicador no vaso. Se ele sair seco, é hora de hidratar. Se estiver sujo, é porque ainda não é preciso. “Manter a terra úmida é o suficiente”, ensina Resende.

Veja algumas inspirações para incorporá-las à decoração.

Samambaia

Uma das espécies mais comuns no Brasil é também das mais fáceis de cuidar. Vale colocá-la em um ambiente alto, suspenso, para dar destaque às folhagens.

View this post on Instagram

sempre que entramos em uma nova casa, nosso olhar é atraído primeiro pela composição do ambiente como um todo, mas na verdade o que mais gostamos de observar são os pequenos detalhes da decoração. ?? sabe aqueles objetos pessoais e curiosos que você não encontraria em nenhum outro lugar, a não ser naquela casa específica? são esses os que nos encantam mais! por isso visitar o apê lindíssimo da Estéfi foi um prato cheio: por ali, cada cantinho guarda itens especiais – principalmente a estante da sala, com direito a miniaturas, esculturas de madeira, artesanatos, discos de vinil e até soldadinhos em pose de yoga. e tudo com história! . e você? também decora sua casa com itens de afeto? . (link para os posts no nosso perfil – é só clicar no link e na foto para abrir a respectiva matéria no site ??) fotógrafa: @lflorenzano_foto #decor #decoração #hometour #casacolorida #apartamento #historiasdecasa #casa #todacasatemumahistoria

A post shared by Histórias de Casa | Blog (@historiasdecasa) on

Zamioculca

Fácil de cuidar, pode ir tanto em um canto da sala quanto no banheiro, sob um vaso de cimento.

View this post on Instagram

Olá vizinhxs! Postando uma foto conceitual do meu cantinho preferido da sala, com um pouco de tudo que eu mais gosto nela: plantinhas, cimento queimado, meu rack de ❤️, a foto do momento que mudou minha vida para sempre e meu tapete mais do que sonhado! Desde que me mudei esse será o primeiro domingo off, de fato vendo TV jogada no sofá ?? se tem alguma coisa que dá trabalho na vida é mudança, misericórdia! ? Mas agora estamos com praticamente tudo no lugar! E aos poucos vou mostrando tudo para vocês! . Bom domingo!!! . #homedecor #casaalugada #parededecimentoqueimado #cimentoqueimado #decoracao #decoracaocriativa #decoracaobarata #vizinhasdeniteroi #vizinhasdorj #niteroi #palmeiraraphis #zamioculca #plantasnaturais #plantasnadecoracao #natureza #tapetepretoebranco #racktv #plantasdentrodecasa

A post shared by Lar Alugado (@laralugado) on

Asplênio

Com formato diferentão, pode ser uma espécie interessante para a cozinha, fazendo companhia a fruteira, por exemplo.

Lírio da paz

Extremamente popular, dá bossa a qualquer cômodo. Se encontrar uma espécie pequena, experimente colocá-la no banheiro, ao lado da pia, ou ao lado da cama.

Sem sair de casa

O Metrópoles já divulgou uma série de lojas de plantas que estão com serviço de entrega em casa no Distrito Federal.

Veja algumas alternativas:

Nano Garden

Devido à pandemia, a empresa tem atendido por delivery e com entrega grátis na Asa Norte, Asa Sul, Vila Planalto e Sudoeste. Encomendas pelo telefone (61) 99956-0402.

Plantestilo

A empresa de paisagismo está operando em esquema de home office e faz entregas de segunda a sexta, das 10h às 19h. Os pedidos podem ser realizados nas redes sociais, como Instagram, ou via e-mail, pelo [email protected]

Transplantas

Em cumprimenro ao decreto governamental, o garden center de Taguatinga funciona apenas para entregas em casa. Elas podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h; e domingos e feriados, das 8h às 13h. Mais informações pelo telefone (61) 3397-1155.

Petit Jardin

A loja se adaptou ao comércio virtual e está fazendo vendas via mensagens diretas do Instagram. O cliente escolhe a espécie por meio de postagens do feed. As plantas podem ser entregues por delivery e há, ainda, a opção de retirada na loja, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Para compras de mais de R$ 100 no Plano Piloto, a entrega é gratuita. Abaixo desse valor ou dependendo da região, a taxa é de partir de R$ 5.

Agroflores

Com centenas de espécies direto de Holambra, em São Paulo, a Agroflores aceita encomendas pelo WhatsApp, pelo número (61) 99581-2042.

Sempre viva

A loja de plantas ornamentais do Jardim Botânico está fechada, mas a empresa segue aceitando encomendas via WhatsApp pelos números (61) 98154-0220, (61) 99665-6710 e (61) 99678-0886. Dá para checar as espécies disponíveis no Facebook do garden shop.

 

Últimas notícias