Veja um guia completo para mudar a decoração da sua casa na quarentena

O Metrópoles convocou um time de arquitetos para destacar transformações de décor para deixar seu ambiente novo e aconchegante

atualizado 01/05/2020 19:44

Mulher no sofá de casa cercada de plantasIlustração: Ateliê Monolito

Diante da pandemia do novo coronavírus, ficar em casa se tornou um misto de sentimentos para algumas pessoas. Muitas vivem em uma oscilação de amor e fúria. Seja por prazer, seja para aliviar a exaustão emocional gerada pelo isolamento, não são raros os casos de quem tem investido o tempo livre em pequenas transformações em seus lares.

A mudança de um móvel de lugar, o acréscimo de um objeto descontraído na prateleira ou até mesmo pintar a parede do quarto com uma cor diferente são mudanças simples, mas que deixam a casa com o astral mais elevado.

Com boa parte do comércio fechado devido a propagação do vírus, dados da consultoria Ebit/Nielsen mostram que as vendas on-line registraram um aumento de 18,5% na primeira semana de abril.

De acordo com a pesquisa, a busca por produtos de casa e decoração lideram as vendas em e-commerces, com 23,5% de interesse dos usuarios, em comparação a itens de informática, eletrodomésticos e eletrônicos.

A arquiteta Renata Brazil, sócia do Ateliê Monolito, acredita que as habitações passam a ter um caráter mais versátil e multifuncional na atual conjuntura.

“Temos que estar atentos em como transformá-los de forma que atendam ao maior número de dinâmicas e atividades possíveis. Hoje, investir em nossas casas vai além de uma questão meramente estética”, declara.

A convite do Metrópoles os arquitetos Marcelo BragaRenata Brazil, Isabella Souza, Carla MonzaRenata Cortopassi fizeram um guia completo de decoração.

Os profissionais destacaram reformas que não valem a pena investir e modificações que vão deixar a energia do seu lar renovada.

Mãos à obra!

Não faça em casa

Na visão dos arquitetos, a cozinha é um cômodo em que não se deve mexer em época de isolamento. Por ser uma área molhada e que envolve hidráulica, é preciso ajuda de um profissional para eventuais mudanças.

“A cozinha contém diversas instalações, além de investimento cerâmico e pedras. Há pedras que mancham mais que outras e esse não é um conhecimento que qualquer pessoa domina. Ou seja, não são alterações fáceis”, explica Renata Cortopassi.

O arquiteto Marcelo Braga ressalta que lugares como banheiro e área de serviço também são ambientes difíceis e que demandam obras mais acentuada, o que não é ideal neste momento.

“Se forem mudanças pontuais, sem envolver quebra-quebra, não há problema”, ressalta.

Hall de entrada

Para começar as transformações com o pé direito, aposte em um vestíbulo no hall de entrada da sua casa. A arquiteta Renata Cortopassi separou algumas dicas de como investir nessa ideia.

  • Coloque penduradores de diversos tamanhos e alturas para deixar casacos, chapéus e bolsas;
  • Crie um móvel baixo para deixar os calçados;
  • Adquira um banquinho para tirar os sapatos;
  • Um espelho é uma ótima pedida;
  • Se possível, deixe um pote de álcool em gel à disposição;
  • Recorra a tapetes próprios para desinfecção. Eles chamam-se sanitizantes e, neles, você pode colocar uma solução de água com um pouco de água sanitária e deixar do lado de fora na porta de entrada para que a pessoa limpe os sapatos.

Mais cor, por favor!

Em um período no qual muitas pessoas precisam lidar com a ansiedade, pintar paredes ou móveis com cores vivas se tornou uma atividade terapêutica.

“Recomendo pintar apenas uma parte da parede, um teto inteiro de uma cor ou utilizar dois tons diferentes para obter um efeito muito bonito, dando destaque a um cantinho da casa”, aconselha a arquiteta Renata Brazil.

Marcelo Braga indica pintar o imóvel com tons claros e neutros. Se desejar ousar um pouco mais, faça apenas na metade da parede, optando por uma coloração mais escura embaixo.

“Se tiver algum móvel antigo que você enjoou, com um spray de tinta é possível dar uma cara nova para ele. Lembre de usar o produto adequado para o material da mobília”, alerta Marcelo.

0

Caso o ambiente seja pequeno, Renata Cortopassi atenta à questão da tonalidade usada. Quanto mais escuro for o tom, mais passa-se a impressão de que o espaço é menor. Nesse caso, invista em cores claras.

Já se o recinto for amplo, é viável entrar com cores escuras, mas ainda assim alegres, como um terracota, um verde escuro ou tons mais acinzentados.

Banheiro luxuoso

Caso tenha um banheiro com revestimento que não te agrade, a arquiteta Renata Brazil explica que é possível pintá-lo com uma tinta epóxi. Esse tipo de pigmento contém ótima aderência aos mais diversos tipos de superfícies.

Renata Cortopassi também indica investir em uma bandeja com sabonete líquido, aromatizador e uma planta, para deixar a composição do banheiro mais luxuosa.

Estampas e objetos

A sala de estar é um dos locais mais requisitados para descansar depois de um home office cansativo.

“Comprar ou trocar as capas das almofadas da sala, colocar uma manta aconchegante no sofá e pendurar aqueles quadros que estavam guardados são alternativas simples que transformam o ambiente”, indica a arquiteta Carla Monza.

Sala de estar
Aposte em estampas de almofadas diferentes e uma manta acolhedora para a sala de estar

“Apostar em cores com tons pastéis e peças estampadas dá um upgrade no visual da área de lazer”, emenda Marcelo Braga.

Segundo a arquiteta Renata Brazil, elementos afetivos podem fazer parte da decoração.

“Um bilhete de um amigo querido, uma moldura com cartão postal que tenha ganho de alguém, pratos e até mesmo um leque que pertenceu a algum parente… Esses objetos dão personalidade ao local”, afirma.

Home office

Durante o isolamento social, o espaço mais frequentando pelas pessoas é o home office. As arquitetas Renata Cortopassi, Isabella Souza e Carla Monza realçam toques essenciais para um ambiente de trabalho chique e confortável.

Anote!

  • Invista em uma cadeira ergonômica e confortável. É importante para que você consiga produzir bem;
  • Aposte em uma boa estante ou armário para organizar os seus materiais. O aço está super em alta;
  • Evite posicionar seu computador com a tela apontando para alguma janela. Pode dar reflexo e te atrapalhar a trabalhar;
  • A luminária de mesa é a melhor alternativa para o momento. Você só vai precisar de um ponto de tomada. A temperatura da lâmpada também é muito importante. Elas recomendam a luz neutra (3000k);
  • É possível transformar um quadro de cortiça em um moodboard para manter os prazos e tarefas sempre visíveis, e apostar naquela caneca descolada para organizar os lápis e canetas;
  • A cor verde ajuda na concentração, então, vale colocar plantas nesse espaço. Já amarelo e o laranja estimulam a criatividade, e podem ser incorporados em objetos e adesivos.

Plantas para alegrar

As plantas equilibram a umidade do ambiente, contribuem para o bem-estar e dão vida a lugares do lar que estavam esquecidos, elucida a arquiteta Isabella Souza.

Há uma família de plantas conhecida como Aráceas. Segundo Renata Cortopassi, todas têm folhas com uma harmoniosa estética e duram mais de um mês apenas com água.

Arranjos feitos da folhagem tornam o ambiente chique e charmoso. “O verde dá uma sensação de cuidado e carinho com o espaço”, salienta a especialista.

Arranjo com aráceaes
Esses são os principais generos de aráceaes utilizados para esse tipo de arranjo

Últimas notícias