Jantar tarde engorda e pode causar diabetes, garante estudo

Segundo pesquisadores, estudo aponta relação entre comer próximo a hora de dormir e doenças como obesidade e diabetes tipo 2

atualizado 15/06/2020 19:27

Horário pra comerFreePik

Um estudo recente conduzido por pesquisadores norte-americanos reforçou a teoria de que comer tarde pode, sim, causar sobrepeso. Além disso, o hábito tende a elevar os níveis de açúcar no sangue, aumentando os riscos de diabetes tipo 2.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins avaliaram um grupo de pessoas que jantavam às 18h e às 22h. Foram analisados 20 voluntários saudáveis ​​- 10 homens e 10 mulheres – para ver como eles digeriram o jantar às 22h, em comparação com a refeição feita às 18h.

A análise acompanhou pessoas que faziam só a refeição das 18h ou a das 22h, e também aquelas que comeram duas vezes.  Todos foram dormir às 23h.

O estudo apontou que os níveis de açucar no sangue eram mais altos e a queima calórica menor após a refeição das 22h.

“Em média, o nível máximo de glicose após o jantar tardio era cerca de 18% maior, e a quantidade de gordura queimada durante a noite diminuía cerca de 10% em comparação com a ingestão de uma refeição feita mais cedo”, explicou Chenjuan Gu, um dos autores da pesquisa.

0

Ele acrescentou que as conclusões podem ajudar a comunidade médica a lidar com pacientes de risco. “Os efeitos que vimos em voluntários saudáveis ​​podem ser acentuados em pessoas com obesidade ou diabetes, que já têm um metabolismo comprometido”, disse.

O estudo, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, não é o primeiro a mostrar os efeitos da ingestão tardia, mas a equipe de pesquisa garante ser um dos mais detalhados.

 

Últimas notícias