Tratar o cabelo antes da praia é o truque para mantê-lo saudável

Existem alguns cuidados que, se tomados antes da exposição ao sol, mar e piscina, podem evitar grande parte dos danos que eles trazem

atualizado 16/01/2020 19:03

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

“Vem chegando o verão, o calor no coração…”. Basta a estação mais quente do ano se instalar para começarem os preparativos de quem vai curtir o período, que teve início no dia 22 de dezembro e prossegue até março. É nesse momento que os salões de beleza lotam com clientes retocando mechas, fazendo escova progressiva para ter menos trabalho na arrumação dos cabelos durante a viagem, optando pelo bronzeamento artificial, entre outros procedimentos.

0

O que poucos sabem é que existem alguns cuidados que, se tomados antes da exposição ao sol, mar e piscina, podem evitar grande parte dos danos que eles trazem aos cabelos.

Existem alguns truques simples e valiosos que toda mulher precisa saber.

Evite químicas

Em geral, manipulações químicas não devem ser feitas antes de uma viagem à praia. Esses processos agridem os fios e abrem as cutículas. Como consequência, o cabelo perde água e nutrientes.

Quando se tem em vista uma viagem de verão à praia, o ideal é realizar tratamentos que devolvam nutrientes aos fios e selem as cutículas, para criar uma barreira protetora contra os agentes agressores.

Diferente pH

Sabemos que a água do mar e da piscina também são muito prejudiciais aos fios. Isso se deve principalmente em razão da diferença de pH. O dos fios de cabelo varia de 4,5 a 5,5. Já o pH da água do mar e da água da piscina (com cloro) fica entre 7,4 e 8,5. Essa alteração é suficiente para deixar as madeixas mais ressecadas.

Não é à toa que uma das melhores dicas é tomar uma ducha de água doce para retirar a água salgada ou o cloro após sair do mar ou da piscina.

Porém, tão importante quanto ter esses cuidados é fazer exatamente o mesmo processo imediatamente antes de entrar no mar ou piscina. Assim, o primeiro contato do cabelo será com uma água com o pH similar ao seu, que irá absorvê-la, criando uma segunda barreira protetora.

Além disso, logo após a ducha de água doce, é interessante aplicar um produto para cabelos com proteção solar. Esse produto vai criar a terceira camada de proteção dos fios, e fará com que a água salgada e o cloro não penetrem e nem danifiquem sua estrutura.

Produtos

Outro ponto que merece atenção é entender quais os produtos de cabelo que devem ser levados no nécessaire de praia. Não são todos que combinam com o verão. Existem várias marcas famosas que se preocuparam em criar linhas voltadas especificamente para proteção e tratamentos dos fios expostos aos raios UV, ao sal e ao cloro.

Veja minhas escolhas:

1 – Linha L’Oréal Professionnel Serie Expert Solar Sublime: traz fórmula nutritiva que recupera a saúde dos fios e protege das agressões causadas pelos raios UV. Mantém o cabelo pronto para aproveitar o verão.

Shampoo: limpa e ajuda na recuperação dos fios contra o ressecamento pós-sol, sal e cloro.

Máscara capilar: devolve a hidratação perdida com a exposição solar.

Spray leave-in: protege os fios dos raios UV e mantém o cabelo nutrido e brilhante.

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

2 – Kérastase Soleil Après-Soleil: impede o desbotamento de cor e ressecamento, além de prevenir pontas duplas e proteger os fios das agressões externas. Seu cabelo ganha toque sedoso, leveza e um tratamento completo.

Shampoo: limpa, promove hidratação e repara os danos.

Máscara capilar: ideal para restaurar o nível de hidratação dos fios após intensa exposição solar.

Leave – in CC Crème: com ativos hidratantes, consegue restaurar a maciez dos fios, além de combater o ressecamento que a exposição solar causa.

Leave-in Micro-Voile Protecteur: para cabelos normais, secos ou ressecados expostos ao sol. Hidrata, combate o frizz e protege os fios. Ele ainda recupera dos danos sofridos pela radiação UV.

 Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

3 – Kerasys Repairing: tem óleos poderosos que auxiliam na reparação e no fortalecimento das áreas danificadas, reduzem o frizz e resgatam o brilho perdido. Além disso, protege das agressões causadas pela exposição solar.

Shampoo: limpa com suavidade e resgata o brilho e a maciez.

Condicionador: desembaraça, nutre intensamente e ajuda a diminuir o frizz.

Leave in Ceramid Sérum: Enriquecido com queratina e ligações de ceramidas. Promove brilho, suavidade e redução de frizz.
Além destes produtos, existem outros que ajudam em questões específicas, como devolver o tom do loiro que desbota ou amarela quando exposto ao sol, ou retirar a tonalidade esverdeada que pode acometer os fios que entram em contato com cloro das piscinas.

 Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

Para retirar o tom amarelados dos cabelos loiros, sugiro:

– Shampoo L’Oréal Professionnel Serie Expert Blondifier Gloss

– Shampoo Kérastase Blond Absolut Bain Ultra Violet

Para retirar o tom esverdeado dos cabelos claros, recomendo:

– Shampoo e condicionador Redken Clean Maniac

– Shampoo Kerasys Deep Cleansing

Aproveitei minha ida ao salão H Compre e Aplique para seguir a risca todas as recomendações que fiz aqui. Fiz um tratamento de preparação dos meus cabelos para uma viagem à praia que farei nas próximas semanas.

No meu caso, o tratamento indicado foi o Ritual Fusio Dose, da Kérastase, que combina uma ampola nutritiva chamada Concentrè e um Booster chamado Discipline. Ele sela as cutículas, diminui o frizz e disciplina o cabelo.

Senti imediatamente os meus cabelos macios, leves e soltos, sem falar nos fios bem alinhados. Até procurei, mas não consegui encontrar nenhuma ponta dupla. Sem dúvidas, entrou para lista dos meus tratamentos preferidos.

Os produtos que levei para fazer os cuidados durante a viagem foram o shampoo, a máscara, o leave-in em creme e em spray da linha Kérastase Soleil Après-Soleil.

Vou cumprir esse ritual de tratamento e, na volta, contarei a minha experiência e o resultado do meu cabelo pós-praia.

Agradecimentos
Salão H Compre e Aplique
Shopping Venâncio 2000, 1º andar
(061) 3045-0002

Mais lidas
Últimas notícias